segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Espiritualidade do Instituto Filhas de Maria Servas dos Pobres

Uma espiritualidade vinda da personalidade de Irmã Dulce
   

A fonte de toda a nossa ação é a oração, é nela que encontramos as graças necessárias para bem viver nossa missão. Uma vez que a oração é para nossa alma como o ar para nosso corpo, como dizia a nossa mãe fundadora, a beata Dulce, não podemos desmerecê-la em momento algum.
Cultivamos o espírito de oração nos trabalhos, ocupações, festas, realizações, de modo que nada disso impeça que interiormente estejamos unidas a Deus. O cultivo dessa intimidade se dar em um processo; hoje a gente sai da oração alegre e satisfeita porque rezou bem, amanhã pode ser que não se dê o mesmo, o importante é perseverar. Sem oração não podemos nos manter fiéis a nossa vocação, ela é necessária para nossa santificação.
Participação e influência singulares teve a mãe de Jesus e São Francisco de Assis na vida e espiritualidade de ir. Dulce dos pobres. Maria é o modelo de serva, discípula missionária que soube acolher a vontade de Deus em sua vida. As cores do hábito de irmã Dulce, azul e branco, lembrava a Mãe do céu. Virgem Santíssima a quem irmã Dulce teve grande amor e devoção. A ponto constantemente orientar às suas filhas espirituais exclamando a seguinte frase: "Queridas filhas se imitarmos as virtudes de nossa Mãe do céu, a humildade, a caridade, o silêncio, a aceitação da vontade de Deus, seremos realmente felizes." Assim Maria sempre foi a mestra por excelência da beata Dulce do pobre, e desde modo ela confia a Nossa Senhora o Instituto o qual fundou, confiante de que as suas filhas espirituais tenham grande veneração e devoção a mãe de Jesus que também é nossa.
irmã Dulce também bebe das fontes franciscana para que a sua oração seja uma extensão do amor a Deus na pessoa dos mais pobres de nossa sociedade. Com espírito franciscano ela busca ver no nosso irmão pobre, enfermo e marginalizado a face do Jesus sofredor. Assim ela diz para as suas filhas: " Queridas filhas, devemos cultivar o espírito do seráfico pai Francisco, integrando-o em nossa vida e seguindo o seu exemplo de viver e propagar o Reino de Deus."

COMO VIVEMOS HOJE ESTA ESPIRITUALIDADE

Nossa vida de oração

·            Rezamos diariamente a Liturgia das horas 
·            Todos os dias contemplamos um dos mistérios do rosário e no sábado, contemplamos  todos os mistérios.
·            Todos os dias fazemos adoração ao Santíssimo Sacramento
·             Cada irmã tem o seu horário de meditação da Sagrada escritura.

·            Procuramos desenvolver todas as nossas atividades em união com Deus, fazendo do trabalho uma oração como nos orientava a madre fundadora, beata Dulce dos Pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário