segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Nosso Carisma

"Nosso carisma é amar a
 Deus na pessoa do pobre."
 Bem Aventurada Dulce dos Pobres

O carisma é um DOM, uma GRAÇA, portanto somos chamadas a amar esse "DOM" que é dado a nós por Deus, personificado em Cristo, nosso Senhor.
Desde modo, sendo Jesus o grande dom que Deus Pai nos concedeu, buscamos ama-lo sem reservas, amando-o, sobretudo na pessoa do pobre, enfermo e criança em situação de abandono. Nestas pessoas buscamos contemplar a face do Cristo sofredor e assim acolher aos pobres mais mais pobre de nossa sociedade, sendo sal e luz na vida dos mias carentes. Pois o próprio mestre diz: "Então dirá o rei aos que estiverem à sua direita: `Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Pois tive fome e me deste de comer, Tive sede e me deste de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestirdes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me.`" (Mt 25, 34-36)
Logo, "... se a gente ama a Deus como Ele deve ser amado, então a gente faz tudo, tudo por Ele, ou seja, por aquele que representa a Deus: o pobre, o carente, o necessitado." Beata Dulce

Portanto, levando em consideração os ensinamentos do mestre, o nosso lugar de missão é:
·            Em hospitais e em qualquer ambiente onde a dor esteja presente - Buscamos levar consolo e alento a quem sofre a dor física, mas também a espiritual. As irmãs buscam ser presença de Deus na vida de quem está acometido de alguma enfermidade, levando-os a assumir e enfrentar sua doença. Como dizia a Beata Dulce dos Pobres: "Os doentes tem um tesouro nas mãos: o sofrimento quando oferecido a Deus. Quantas pessoas estão mais doentes na alma, que no corpo?" 
·            Educação - As irmãs atuam na área da Educação, buscando educar crianças, jovens e adultos, tendo sempre em vista a sua comunhão com Deus. Têm a missão de aproveitar todos os espaços educativos para formar a pessoa em sua totalidade.
·            Evangelização através da catequese nas periferias e favelas, visitando as famílias e conduzindo-as à Deus.
A nossa missão é amar a Deus e servi-lo na pessoa do pobre. Irmã Dulce fez de sua vida uma prática do Evangelho, integrando àquilo que professava às suas atitudes.A lei divina é resumida na caridade, que é a síntese da perfeição. Cumprindo-a progrediremos na graça e no exercício de todas as virtudes. Esta é a maior prova de amor para com Deus e o próximo  e que deve resplandecer em todas as ações dos discípulos de Jesus os quais devem se preocupar em fazer caridade e não somente falar de caridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário